Subscribe Us

SAÚDE INTEGRAL

Há algum tempo a saúde deixou de ser compreendida como ausência de doenças.
Foto de: Bia Reges Nutri

Há algum tempo a saúde deixou de ser compreendida como ausência de doenças. A pessoa não é saudável somente por não sentir os sintomas ocasionados por suas enfermidades. A saúde passou a ser vista como a presença integrada e harmonizada dos elementos e fatores físicos, psíquicos, emocionais e espirituais.  E mais ainda. Após pandemia aprendemos que ou nos prevenimos dos causadores do que nos desestabiliza ou estaremos a mercê das forças desintegradores da vida que não são apenas os vírus, as bactérias, os protozoários.

Grande parte da desarmonia humana interior e exterior são despertadas pelos relacionamentos doentios, fruto de mentalidades que os despertam e promovem. Desse modo gera-se um círculo vicioso entre pensamentos doentios, sentimentos dolorosos, doenças psicossomáticas. Estas enfermidades nascem na mente, o coração acolhe, o corpo padece e o espírito se abala.

A saúde integral é um conceito valioso para a nossa pastoralidade missionária. Ela nos pede o equilíbrio entre a seriedade com a qual nos empenhamos nos compromissos evangelizadores com a alegria de quem transborda a grandeza da alma cheia do amor divino. Se nos amamos como Cristo nos mandou teremos uma força de atração pela luminosidade e vitalidade que vamos conseguir transmitir e ao final poderemos ouvir “vejam como eles se amam”.



Por: Padre Raimundo Gordiano

Postar um comentário

0 Comentários