Subscribe Us

Homilia do Domingo da Ascenção so Senhor, ano "C" 2025; VÓS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

 

Essa imgem retrata o texto que reflete o pós Morte e Ressurreição de Jesus, como ele aparece aos seus discípulos como uma nova mensagem, os envia a missão com esperança.
Foto: Pinterest

Algumas pessoas dizem que tudo que é bom dura pouco. A poesia diz "tudo que é bom dura o tempo suficiente para se tornar eterno". Exatamente isso que entendemos e celebramos hoje. Todas as experiências dos doze apóstolos e de outras pessoas seguidoras de Jesus, durante aproximadamente três anos, chegaram ao fim. Isto é, esta experiência de companhia e de convivência humana chegou ao fim. Agora iniciará uma nova etapa, seguidas e detalhadas até a eternidade. E você está disposto a encarar uma experiência assim? Pois saiba que você parte dela. Vejamos como isso acontece.

Por aproximadamente três anos Jesus protagonizou o anúncio e a instalação do Reino de Deus no meio do mundo. Mas atenção, segundo a Tradição, foram apenas três anos. Ele não foi reeleito, não se prolongou por mais três, nem fez tudo sozinho. A parte mais difícil, foi vivida por Jesus e os demais sentiram o peso de seu sofrer: foi preso, torturado, ferido, difamado e assassinado do modo mais cruel que ocorreu no seu tempo, a morte de Cruz. Se fosse nos dias de hoje, certamente em todos os canais do mundo Ele seria noticiado como o grande malfeitor, segundo o olhar dos poderosos, ou o grande salvador segundo o olhar dos mais humildes.

Após três dias de extrema tristeza e desolação por parte dos discípulos, Jesus reaparece. Durante 40 dias Ele vai confirmando que não é miragem, não é Esquizofrenia; Jesus de Nazaré, o crucificado, está vivo, ressuscitou. No entanto, quando os amigos pensaram que Ele iria se vingar, destruir os poderosos e restaurar a honra de Israel entre os povos, simplesmente isso não aconteceu. Jesus disse algo do tipo 'agora é com vocês'- Vocês serão minhas testemunhas de tudo isso, começando por Jerusalém, Galiléia, Samaria, até os confins da terra.

Irmãos e irmãs, esta afirmação de Jesus é muito densa de sentido. Ela contém muitos elementos comprometedores. Eis alguns: contém uma ordem (vocês serão minhas testemunhas...); contém um ato de confiança; contém uma pedagogia e um grande mistério.

A ordem corresponde ao mandato- Jesus não pergunta e nem pede. Ele manda. Sua ordem corresponde ao desejo do Pai de salvar toda a criação, começando pela salvação do Ser humano mais fragilizado, excluído dos espaços oficiais, e mais do que isso, trazendo todas as pessoas ao convívio de seu Mistério de amor. A salvação começa aqui e agora, quando se inicia o envolvimento com esse novo jeito de viver a vida, segundo as inspirações divinas.

É também um ato de confiança- Jesus continuará sua presença no mundo, por meio de seus amigos e da comunidade reunida. Quase ninguém está com coragem para enfrentar os desafios da missão. Jesus garante a força necessária para a realização dessa missão. O Espírito Santo virá e os revestirá com seus dons.

Por isso existe a pedagogia da missão - o primeiro passo é aceitar o mandato missão; o segundo é esperar a Força que vem do alto; o terceiro é sair em missão começando por dentro de Casa, isto é, por Jerusalém. Ela representa o local de partida, a igreja Mãe e também o lugar onde nos situamos, a família, o povoado, a cultura local. Pouco um pouco esse espaço se estende para outras regiões como a Galileia, a Samaria, o mundo todo, até chegar em Beruri.

CONCLUSÃO

Será que os apóstolos conseguirão cumprir sua missão? Eles terminaram uma missão? Sabemos que a missão continua. A ordem proferida aos apóstolos é a mesma renovada a nós 'vocês são minhas testemunhas"- então, o Senhor subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, e nós somos testemunhas dele no mundo.


Beruri, 01 de junho de 2025

Por: Pe. Raimundo Gordiano

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Reflexão, como está nos ajudam na caminhada rumo ao reino do Pai. Em meios tantos desafios da vida, continuemos acreditando na presença do Cristo vivo no meio de nós. O testemunho de todos aqueles que vivem a missão de Jesus Cristo, nos fortalecem para continuarmos caminhando como irmão e irmãs em Cristo Jesus. Ótima texto e uma leitura em busca do Sagrado, obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe seu coméntário ele é muito imporante para nós, agradecemos o seu Feedback. Com estima; Pegadas do Reino