Foto: Pinterest
Algumas pessoas dizem que tudo que é bom dura pouco. A poesia diz "tudo que é bom dura o tempo suficiente para se tornar eterno". Exatamente isso que entendemos e celebramos hoje. Todas as experiências dos doze apóstolos e de outras pessoas seguidoras de Jesus, durante aproximadamente três anos, chegaram ao fim. Isto é, esta experiência de companhia e de convivência humana chegou ao fim. Agora iniciará uma nova etapa, seguidas e detalhadas até a eternidade. E você está disposto a encarar uma experiência assim? Pois saiba que você parte dela. Vejamos como isso acontece.
Por aproximadamente três anos Jesus protagonizou o anúncio e a instalação do Reino de Deus no meio do mundo. Mas atenção, segundo a Tradição, foram apenas três anos. Ele não foi reeleito, não se prolongou por mais três, nem fez tudo sozinho. A parte mais difícil, foi vivida por Jesus e os demais sentiram o peso de seu sofrer: foi preso, torturado, ferido, difamado e assassinado do modo mais cruel que ocorreu no seu tempo, a morte de Cruz. Se fosse nos dias de hoje, certamente em todos os canais do mundo Ele seria noticiado como o grande malfeitor, segundo o olhar dos poderosos, ou o grande salvador segundo o olhar dos mais humildes.
Após três dias de extrema tristeza e desolação por parte dos discípulos, Jesus reaparece. Durante 40 dias Ele vai confirmando que não é miragem, não é Esquizofrenia; Jesus de Nazaré, o crucificado, está vivo, ressuscitou. No entanto, quando os amigos pensaram que Ele iria se vingar, destruir os poderosos e restaurar a honra de Israel entre os povos, simplesmente isso não aconteceu. Jesus disse algo do tipo 'agora é com vocês'- Vocês serão minhas testemunhas de tudo isso, começando por Jerusalém, Galiléia, Samaria, até os confins da terra.
Irmãos e irmãs, esta afirmação de Jesus é muito densa de sentido. Ela contém muitos elementos comprometedores. Eis alguns: contém uma ordem (vocês serão minhas testemunhas...); contém um ato de confiança; contém uma pedagogia e um grande mistério.
A ordem corresponde ao mandato- Jesus não pergunta e nem pede. Ele manda. Sua ordem corresponde ao desejo do Pai de salvar toda a criação, começando pela salvação do Ser humano mais fragilizado, excluído dos espaços oficiais, e mais do que isso, trazendo todas as pessoas ao convívio de seu Mistério de amor. A salvação começa aqui e agora, quando se inicia o envolvimento com esse novo jeito de viver a vida, segundo as inspirações divinas.
É também um ato de confiança- Jesus continuará sua presença no mundo, por meio de seus amigos e da comunidade reunida. Quase ninguém está com coragem para enfrentar os desafios da missão. Jesus garante a força necessária para a realização dessa missão. O Espírito Santo virá e os revestirá com seus dons.
Por isso existe a pedagogia da missão - o primeiro passo é aceitar o mandato missão; o segundo é esperar a Força que vem do alto; o terceiro é sair em missão começando por dentro de Casa, isto é, por Jerusalém. Ela representa o local de partida, a igreja Mãe e também o lugar onde nos situamos, a família, o povoado, a cultura local. Pouco um pouco esse espaço se estende para outras regiões como a Galileia, a Samaria, o mundo todo, até chegar em Beruri.
CONCLUSÃO
Será que os apóstolos conseguirão cumprir sua missão? Eles terminaram uma missão? Sabemos que a missão continua. A ordem proferida aos apóstolos é a mesma renovada a nós 'vocês são minhas testemunhas"- então, o Senhor subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, e nós somos testemunhas dele no mundo.
Beruri, 01 de junho de 2025
Por: Pe. Raimundo Gordiano
2 Comentários
Reflexão, como está nos ajudam na caminhada rumo ao reino do Pai. Em meios tantos desafios da vida, continuemos acreditando na presença do Cristo vivo no meio de nós. O testemunho de todos aqueles que vivem a missão de Jesus Cristo, nos fortalecem para continuarmos caminhando como irmão e irmãs em Cristo Jesus. Ótima texto e uma leitura em busca do Sagrado, obrigada.
ResponderExcluirAmém!! Assim seja...
ExcluirDeixe seu coméntário ele é muito imporante para nós, agradecemos o seu Feedback. Com estima; Pegadas do Reino